RUIM MESMO ERA A STASI

| RESQUÍCIOS DA STASI

Se as marcas da Segunda Guerra são ausentes, o mesmo não pode ser dito sobre a cisão entre Leste e Oeste. Essa referência continua sendo usada e as diferenças de desenvolvimento entre as duas partes do país continuam significativas.

Fiz uma visita guiada à antiga prisão de Hohenschoenhausen. Só é possível entrar em dois prédios de um complexo da Polícia Secreta, Stasi, que ocupava o bairro inteiro. No final de 1989, houve um esforço maciço para destruir as evidencias das investigações e da atuação da Stasi, ainda assim sobrou o que equivaleria a 120km de documentação. Tantos registros permitem que os relatos sejam fiéis à realidade.

Sem trocadilhos, a prisão estava superlotada no dia que estive lá e meu guia lembrava um zumbi. De toda maneira, entender o que foi feito para garantir a manutenção do regime é terrivelmente esclarecedor. Os métodos de tortura, por exemplo, precisaram ser adaptados para evitar a má fama do governo socialista. Assim depois de violência, fome, frio, eles finalmente descobriram que privação de sono era o sistema mais eficaz com a vantagem de não deixar marcas.

Pertinho de lá, fica o Museu da Stasi, onde antes era seu quartel-general. No segundo andar estão todos os escritórios como foram encontrados. O terceiro abriga equipamentos de espionagem fascinantes, como botões de casacos que disfarçavam câmeras fotográficas. Um ponto alto é a cafeteria, que dá a impressão de ter permanecido intocada desde o auge de seu funcionamento. Há diversas salas semi vazias, o que torna a visita rápida.

A prisão e o museu ficam no sudeste da cidade. Um final otimista para esse dia é a East Side Galery, com seus 1,3 km de muro divisório pintado por mais de 100 artistas – alguns ótimos, outros nem tanto.

Quando acaba a galeria, virando à esquerda e andando mais um bocadinho – menos de 1 km, prometo -, chegamos a um restaurante de esquina chamado Henne. A estrela é um franguinho frito e salgado, com uma casquinha infinitamente crocante e carne saborosa que desmancha na boca e nas mãos. Não, eles não oferecem talheres e eu sempre voltaria aqui.




  • Loading
    http://www.ovodecodorna.com/wp-content/themes/ovocito-v3

    Seja da nossa turma.
    Cadastre-se!

    Cadastre aqui seu email

    X

    Seja da nossa turma.
    Cadastre-se!

    Cadastre aqui seu email

    X