Há pouco tempo escutei alguém dizer que nunca havia estado no Pão Açúcar. Quase perdi o apetite. Só pensava em pegar a pessoa pela mão e levá-la para Urca como quem corre para a emergência do hospital. É uma lacuna imperdoável.

O Bondinho fica na Praia Vermelha e é passeio com um sem fim de predicados. Chegar até o Morro da Urca é calmo e proporciona uma visão paradisíaca da cidade. Em cima dos morros, são dois, você aproveita as espreguiçadeiras e observa a cidade dos diferentes ângulos.  O problema, mais uma vez, é que a popularidade traz as filas e não posso dizer que o serviço carioca prima pela eficiência. Meu amor pelo Pão de Açúcar cai drasticamente no auge do verão e em feriados. Idealmente também evito coexistir com excursões de colégios.

Os shows e festas no Morro da Urca são sensacionais, mas não acontecem sempre. Quando acontecer um bom, fuja do horário do rush, porque bondinho não combina com lotação. A vista noturna me faz esquecer isso e acabo não me importando de ter que esperar vinte minutos para descer à terra.

Quando sair, pegue uma casquinha de cupuaçu com chocolate trufado no Sorvete Brasil e vá para Pista Claudio Coutinho. É lindo, super seguro e irritantemente romântico. São dezenas de casais se atracando e fazendo juras de amor eterno. No fim de uma ladeirinha, fica a ermida.

Depois da caminhada siga com determinação para o Bar Urca e coma um pastel, ou vinte, sentado na mureta. Se for possível, faça isso ao pôr do sol e descubra por que existe fila de espera para morar nesse bairro. Para evitar acusações futuras, alerto que a comida melhora consideravelmente se você estiver com fome ou depois de beber três caipirinhas.

Se um dia você quiser ir embora, caminhe pela Avenida Portugal, tente adivinhar onde é a casa do Roberto Carlos e escolha seu barco favorito. Espero que você tenha uma mão para segurar e apelidos melosos para falar bem baixinho.

Urca complementar:

  • Ao lado do Bar Urca está a Fortaleza de São João. O acesso é restrito a militares e suas famílias e amigos. As casas são lindinhas e a praia é absolutamente especial. Tinha tanta vontade de conhecer, que inventei uma mentira e entrei. Quando estava bem à vontade na minha canga, eu e minha cúmplice fomos convidadas a nos retirar. Tive um misto de vergonha e orgulho ao ser acompanhada por um cadete até a porta. Foi, porém, suficiente para que nunca mais voltasse sem um convite oficial.
  • No início da Urca fica o Iate. Para quem adora velejar, ao menos em teoria, vale fazer uma aula ou alugar um barco com um marinheiro sabido. Não, não sei quanto isso custa.

 

 




  • Loading
    http://www.ovodecodorna.com/wp-content/themes/ovocito-v3

    Seja da nossa turma.
    Cadastre-se!

    Cadastre aqui seu email

    X

    Seja da nossa turma.
    Cadastre-se!

    Cadastre aqui seu email

    X